Prisma das letras

Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento. Provérbios 3:13

Textos

No último final de semana o mundo perdeu Amy Whinehouse, cantora de grande talento, que partiu dessa vida com apenas 27 anos de idade.

Não sou seu fã, nem mesmo conheço as músicas dela, mas seu histórico de vida desorientada vi algumas vezes na mídia. Tão jovem, de talento raro, mas desperdiçou sua existência numa estrada de lama, contaminada por vícios, drogas, entre outras mazelas.

Infelizmente, sua morte era uma questão de tempo. Seu estilo de vida a levava para um final trágico.

Não a julgo, não a condeno, pois seu comportamento já era exposto e não precisava ser julgado. E cada ser humano faz suas próprias decisões e assume os riscos e consequências. Amy colheu o que plantou. Nós colhemos o que plantamos.

Esse filme já foi visto muitas vezes. Pessoas famosas do mundo artístico, morrendo jovens e com todo o talento para desenvolver e oferecer ao mundo, por conta de vícios, álcool, drogas.

E o final é sempre o mesmo: vidas ceifadas no auge da juventude. De vez em quando esses capítulos da história se repetem. Os personagens mudam, mas o roteiro continua o mesmo.

Adiantaria alertar nossos jovens, amigos, parentes, sobre os perigos de se viver à beira do abismo? Não sei. Provavelmente os personagens vividos nesses filmes trágicos em algum momento foram alertados, mas não adiantou. Como diz o ditado, um abismo chama outro abismo.

Entristece-me o coração ver vidas ceifadas dessa forma. Por outro lado, a conclusão é mais triste, contundente e firme: quem escolhe esse caminho terminará tragicamente, precocemente. Tem sido assim e continuará assim.

Meus jovens brasileiros, acordem! Vejam! Ouçam! Despertem! O caminho da fama, das facilidades, do poder, do dinheiro, dos vícios, das drogas, do crime, é perigoso. Na verdade é caminho de morte.

Sabedoria é a palavra de ordem pra quem quer sobreviver à fama, ao sucesso, afastado dos perigos que rondam essa vereda. Não é proibido ter fama, sucesso, mas é expressamente perigoso e mortal enveredar pelos atalhos ou caminhos obscuros que surgem à frente.

Concluo parafraseando as palavras de Jesus Cristo: "Estreito é o caminho que conduz à vida eterna, poucos escolhem esse caminho; e largo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que seguem por ele"


 

 


Juscelino Nery
Enviado por Juscelino Nery em 27/07/2011


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Seguir @juscelinonery
Tweet